Geek is the new sexy #1 - Adoçante vs Açúcar

Já alguma vez estavam a tomar café e se questionaram qual a diferença entre açúcar e adoçante e qual dos dois faz melhor? Já ouviram falar da stevia mas não sabem bem o que é? Hoje explico-vos tudo com os meus apontamentos de Química dos Alimentos e Nutrição. 
Afinal de contas geek is the new sexy :p 



Os adoçantes, também designados de edulcorantes são compostos naturais ou sintéticos que conferem um gosto doce aos alimentos e têm um baixo valor nutricional
A lactose (açúcar do leite), a maltose (presente nos cereais) e a frutose (presente nos frutos) são exemplos de adoçantes naturais.
O sorbitol, a sacarina, o aspartame e o acesulfame k são adoçantes sintéticos

Hoje em dia fala-se muito da stevia, planta nativa da América do Sul, do qual se extrai o esteviosídeo, que é muito mais doce que o açúcar e apresenta benefícios para a saúde.


 stevia 


A sacarose, vulgarmente designada de açúcar provém da cana de açúcar e também da beterraba é um dissacárido, ou seja, é um carboidrato constituído por uma molécula de glucose e outra de frutose.

O açúcar branco que consumimos no dia a dia sofreu um processo de refinação e tem um elevado valor calórico. Para quem quer emagrecer o melhor mesmo é cortar no açúcar. 

Mas atenção, em vez de adoçar os alimentos com açúcar branco ou edulcorantes o melhor mesmo é não usá-los! 
A melhor opção passa por usar a stevia ou açúcar  mascavado que não sofreu refinação e deste modo mantém as suas propriedades nutricionais (continua a ser açúcar não se esqueçam disso. moderação é a palavra chave!). 

Fontes: 
http://www.eufic.org/article/pt/doencas-relacionadas-com-a-alimentacao/obesidade/artid/stevia-adocante-natural-grande-potencial/


Filipa Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento(s)