O teu futuro começa agora - Networking parte II

No seguimento do artigo anterior sobre Networking onde falei acerca da importância de construir uma sólida rede de contactos e de onde fazer Networking que podem ler aqui termino hoje este artigo abordando os tópicos "como fazer Networking?" e "depois do Networkig?". 


Como fazer Networking: 

1- Preparar o evento: Antes de ir a um evento é necessário prepará-lo, ou seja, pesquisar os temas e oradores. 

As minhas dicas: 

  • Utilizar o linkedin para pesquisar sobre os oradores (deste modo, ao abordarem a pessoa com quem querem falar já sabem alguma coisa sobre ela). 
  • Prepara o que vais dizer sobre ti (tem que ser sucinto) e o que queres perguntar à pessoa que vais abordar. 

2- Durante o evento: Conhece as pessoas que estão no evento contigo. Por exemplo se vais a umas jornadas sobre Ciência e Tecnologia Alimentar é de esperar que o principal público sejam estudantes da área alimentar de outras universidades. Aproveita para os conheceres. 

As minhas dicas: 

  • Tomar notas sobre os oradores e os assuntos que falam. 
  • Aproveitar os coffee-breaks para abordar a pessoa com quem queres falar. 

3- Após o evento: Fazer o follow up! Se o Networking potencia a relação, o follow up permite fazer a ligação e concretizá-la. Sem a ligação não se pode ir de um lugar para o outro. Faz o follow up até 24 horas (no máximo 48 horas) depois do evento. 

As minhas dicas: 

  • utilizar o linkedin. Após o evento podes e deves pesquisar a pessoa que abordaste no evento de Networking no linkedin e enviar uma mensagem a essa pessoa trocando o contacto de mail. É importante que envies um pedido personalizado: "Atendi o evento X, gostei da sua intervenção sobre o tema Y e gostaria que questioná-lo acerca de Z." 
  • utilizar o email se o tiveres (é necessário que no email fales de algo que tens em comum com a pessoa que abordaste ou então sobre algo que essa pessoa falou no evento que foste). 
  • Após o email e se quiseres discutir uma ideia de negócio ou algo mais complexo marca um café com a pessoa, sempre de forma profissional. 
Depois do Networking: 


É importante cuidares da tua rede de contactos! Fala com os teus contactos, escreve um email e certifica-te de que não se esquecem de ti! 


Não se fica perito em fazer Networking, principalmente quando ainda somos universitários inexperientes! É necessário praticar, praticar, praticar! 


O teu futuro começa aqui! Começa agora! 

Filipa Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento(s)