Life isn't about finding yourself. Life is about creating yourself.
Nós, estudantes, somos um produto que as empresas querem e que tem de estar desenvolvido: o interior é a nossa formação académica e a embalagem é a nossa marca que tem de ser única!
Num Mundo cada vez mais competitivo, ter estudado numa boa universidade e ter adquirido experiência na área em que se estudou já não é suficiente, é preciso mais! É essencial saber o que nos diferencia. Hoje proponho-vos pensar na construção da vossa própria marca.
Este artigo está inserido na rubrica "O teu futuro começa agora", que podem ler aqui, onde tenho defendido que o nosso futuro começa enquanto estudantes.
Mas então o que é o marketing pessoal?
O marketing pessoal é um conjunto de ferramentas e estratégias, que nos permitem diferenciar, de modo a alcançar os nossos objectivos.
Para que é que preciso de construir uma marca enquanto estudante?
Nós, estudantes, somos um produto que as empresas querem. Quanto mais desenvolvido estiver esse produto melhor. Não basta ter a formação académica, isso todos temos. É necessário saber como "vender o nosso produto", ou seja, o que é que eu tenho que mais ninguém tem?
Constrói a tua marca:
Pega num papel e caneta e responde a estas perguntas
Parte I - Quem sou eu?
1- Como achas que está a tua marca? Que imagem achas que estás a transmitir?
2- Define os teus pontos fortes e fracos.
3- O que te distingue?
4- O que podes oferecer às empresas?
5- Onde queres estar daqui a 2 anos?
Parte II - Ação
Agora escreve:
- a tua proposta de valor, ou seja, o que vais acrescentar a uma empresa quando fores trabalhar para lá?
- as tuas competências e talentos chave
- o que te apaixona e motiva?
Nota final: as tuas experiências, vivências, o que aprendeste na universidade farão parte da tua marca! Portanto sai da zona de conforto, vive, faz coisas novas, quanto mais fizeres mais interessante será a tua história e mais diferenciadora será a tua marca!
O teu futuro começa aqui! Começa agora!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Apontamento(s)