One day in...Lisbon

Antes de começar a ler este post podem e devem por esta música a tocar (Lisboa menina e moça - homenagem da Rádio Comercial a Carlos do Carmo). 

Sempre tive curiosidade em conhecer grandes cidades, talvez por ter crescido numa cidade muito pequena e Lisboa não é excepção. 


Apanhei o comboio bem cedo e dentro de 3 h e 30 minutos estaria na capital. No dia anterior tinha planeado o que queria ver porque sempre que fui a Lisboa andei quase sempre pelos mesmos sítios!
Cheguei à Santa Apolónia e a primeira coisa que fiz foi arranjar um mapa de Lisboa. A partir daqui aventurei-me e fui andando e tirando fotografias. O sítio que mais queria ver era o Terreiro do Paço, não me perguntem porquê. Quando lá estava parecia uma criança sempre a rir-me e a não acreditar que lá estava ehhehehe :b (devem estar a pensar que country girl xD). Depois passei pela Rua Augusta, subi até ao Chiado e procurei um sítio para almoçar. Escolhi uma tasquinha não muito longe da Praça Luís de Camões. Queria tomar uma bica no café A Brasileira, mas acabei por não o fazer porque tinha um compromisso logo após o almoço. 
Já um pouco mais tarde, na praça Luís de Camões, pergunto a dois rapazes o que me aconselhavam ver (a melhor maneira de conhecer uma cidade é andar a pé e perguntar aos locais o que ver não acham?), visto que por volta das 18:30 já tinha que estar em Santa Apolónia outra vez  e estes indicam-me o miradouro de São Pedro da Alcântara. Fui até lá e depois desci até à Avenida da Liberdade para ver a estação do Rossio e o Teatro D. Maria. Depois encontrei a Sé que nem me tinha posto na lista e ainda me faltava ir a Alfama que adorei e aproveitei para ver o panteão. No fim do dia passei pela Rua Augusta para compras dois paistéis de nata para comer no comboio. 

Se forem doidos como eu e quiserem andar a passear por Lisboa durante um dia podem: 
  • visitar o Terreiro do Paço (também conhecido como Praça do Comércio é uma grande praça que hoje está ocupada por ministérios e outros departamentos governamentais. Outrora era a zona onde estava localizado o Palácio dos Reis de Portugal)
  • comer um pastel de Nata na Rua Augusta (se quiserem saber a história dos pastéis de nata vejam aqui. A Rua Augusta, repleta de turistas contém restaurantes e lojas que convidam a entrar e nela até ouvimos fado quando passamos. O arco da Rua Augusta atrai muitos visitantes e nele podemos observar várias esculturasO texto inscrito no topo do arco remete-nos à grandiosidade portuguesa aquando dos descobrimentos e à descoberta de novos povos e culturas. VIRTVTIBVS MAIORVM VT SIT OMNIBVS DOCVMENTO.PPD “Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas”.
  • passear no Chiado (é aqui que se encontra a estátua de Fernando Pessoa à frente do café A Brasileira, onde também têm mesmo de entrar e admirar as telas que decoram as paredes da sala principal). 
  • assistir a um fado em Alfama (adorei andar por Alfama! É um bairro conhecido pelos seus restaurantes e casas de fado decorados mesmo à portuguesa :b)
  • visitar a estação do Rossio e e teatro D. Maria II (a estação do Rossio, de estilo neo-manuelino é bastante bonita! É daqui que partem os comboios para Sintra. O Teatro Nacional abriu as suas portas a 13 de abril de 1846, durante as comemorações do 27.º aniversário da rainha Maria II (1819-1853), passando por isso a exibir o seu nome na designação oficial). 
  • visitar a Sé  (a Sé tem estilo românico, gótico e barroco) 
Dica: Lisboa tem muitos museus e na Rua Augusta podem encontrar o museu do Design e da Moda cuja entrada é grátis. 


















Filipa Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento(s)