One day in... Salamanca

Tenho andado aqui a escrever apontamentos de circunstância sobre viagens e até ao momento escrevi sobre Nova Iorque, Boston e Lisboa

Hoje o destino é na vizinha Espanha, na comunidade de Castela e Leão! Venham daí até Salamanca! É só pegar no carro e conduzir até lá, que foi o que eu fiz com os meus irmãos. Partimos de manhã bem cedo, passámos a fronteira em Vilar Formoso e pela A 62 lá chegámos a Salamanca. 

Mas antes de vos dizer o que visitar em Salamanca um pouco de geografia porque se andam aqui a ler os meus apontamentos de circunstância ao menos que aprendam alguma coisa :p 



A nossa vizinha Espanha está dividida em comunidades autónomas que são constituídas por províncias e Salamanca pertence a Castela e Leão.  As províncias que compõem a comunidade autónoma de Castela e Leão são Ávila, Burgos, Leão, Valência, Salamanca, Segóvia, Sória,Valladolid e Zamora.

Bandeira de Salamanca


Salamanca é património da Humanidade desde 1988 e tem diversos recantos e edifícios históricos! O ideal é andar a pé a descobri-los. 
A cidade tem também a universidade mais antiga de Espanha, fundada em 1218. 

O que visitar: 

  • La Catedral Nueva (Sé Nova): É o edifício mais alto de Salamanca e reúne os estilos predominantes nas diferentes épocas da sua construção: gótico, renascentista, e barroco.

  • La Catedral Vieja (Sé Velha): A sua construção decorreu entre os séculos XII e XIII. Predomina o estilo romântico, mas também se encontram vislumbres do estilo gótico.

  • praça mayor de salamanca (é um dos sítios de paragem obrigatória! É do estilo barroco e foi declarada monumento nacional em 1935. Nela podemos encontrar vários restaurantes, lojas e bares).

  • casa das conchas (recebe este nome pela decoração das suas paredes exteriores, nas quais foram utilizadas mais de 300 conchas Jacobinas.Trata-se de uma das melhores mostras da arquitetura gótica civil espanhola. Hoje no seu interior encontra-se a biblioteca). 


  • Universidade de Salamanca (é a mais antiga de Espanha)



Curiosidade: 

Na fachada da Universidade de Salamanca podemos encontrar uma rã em cima de um crânio. Diz-se que o aluno que a encontrar terá boa sorte nos estudos. Nas lojas de recordações poderão comprar uma rã de Salamanca. Nós comprámos um íman para o frigorífico.  























Recordações: 

(íman com a rã de Salamanca)

No fim do dia aproveitámos e fomos a Cidade Rodrigo, município da província de Salamanca. Aqui ficam algumas fotos. 










Catedral Velha de Salamanca









































Catedral Nova 













Casa das Conchas



Dentro da casa das conchas



Universidade de Salamanca



Universidade Pontifícia



Praça Mayor 









Filipa Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento(s)