Get to know...Casa da Ínsua

Situada na vila de Penalva do Castelo, a Casa da Ínsua é um edifício de estilo barroco, que foi mandada construir na segunda metade do século XVIII e que vai tirar o fôlego aos seus visitantes. 

Mas antes de começar a falar da sua história importa localizar Penalva do Castelo. Habitada desde tempos imemoriais, esta vila pertence ao distrito de Viseu, região Centro e sub-região de Dão Lafões. O vinho do Dão, a maçã bravo de esmolfe e o queijo da Serra da Estrela são os produtos de excelência que terá de provar aqui. 

A Casa 

A casa da Ínsua, ou Solar dos Albuquerques, é uma casa nobre da Beira Alta que foi mandada construir por Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres (sexto senhor da Casa da Ínsua, militar e administrador colonial português), aqui representado na fotografia. Está associado à história de Portugal pela forma como desempenhou o cargo de Governador e Capitão General do Estado de Mato Grosso, no Brasil.



Na obra "Os Mais Belos Palácios de Portugal", Júlio Gil, refere que na Casa, as "gárgulas em forma de canhão, as ameias ou as próprias torres", visam "homenagear e lembrar um passado de glórias. 


gárgula em forma de canhão 
ameias decorativas, pentagonais e trepanadas com a flor-de-lis, que representa os Albuquerque








Jardins 

Em frente à casa podemos encontrar jardins de inspiração francesa à Le Nôtre (André Le Nôtre foi o maior paisagista do barroco francês; ficou famoso pelo projeto dos jardins do Palácio de Versalhes) 


Jardim à inglesaonde se encontram algumas espécies trazidas do Brasil por Luís de Albuquerque





Interior da casa 


Sala dos retratos onde se encontram representados os diferentes senhores da Casa da Ínsua










Contactos 

Parador Casa da Ínsua
3550-126 Penalva do Castelo - Portugal
T. +351 232 640 110
E. casadainsua@parador.es

Coordenadas GPS
Lat. 40º 40'34'' N
Long. 7º 42´25'' W



Filipa Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento(s)