Músicas do Mundo #1 - Cesária Évora uma vida a cantar Cabo Verde

Dess nha terra Sao Nicolau

ouvir aqui antes de começar a ler :p




Às vezes apetece-me ouvir músicas de outros países e sentir-me noutro lado ainda que por poucos instantes. 
Hoje, ao ler um artigo sobre Cabo Verde numa revista de Viagens de 2014 descobri Cesária Évora e a famosa "Sodade", que a cantora levou aos quatro cantos do Mundo. 

Armando Zeferino Soares concebeu a música nos anos 50 quando se foi despedir de um grupo de amigos que iria embarcar para São Tomé. Naquela época, as despedidas musicais eram comuns e muito carregadas de emoção, pois vários cabo-verdianos não regressavam das roças de cacau e café de São Tomé.

Também nós portugueses, conhecemos bem a palavra saudade, muito presente na nossa poesia e música popular.

Cesária Évora, a rainha da Morna (género musical e de dança de Cabo Verde) conhecida como a diva dos pés descalços, foi uma famosa cantora cabo-verdiana, nascida na ilha de São Vicente

"As canções de Cesária Évora intercedem pelos direitos das mulheres, das de Cabo Verde, em particular. Os seus temas falam das histórias marcadas pelo sofrimento, do comércio de escravos, da necessidade de migrar… Acompanhada por violão, cavaquinho, violino, acordeão e clarinete, as suas músicas vagarosas, românticas, nostálgicas, cantam a ansiedade do namorado que procura a amada, o adeus do amigo que migra para terras estranhas, o interesse pelo bem dos demais... De cada canção, Cesária faz um grito de rebeldia e de libertação."

Filipa Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento(s)