7 razões para visitar Viseu

"Viseu, Senhora da Beira,
Eternamente bonita,
Fidalga e sempre romeira,
De uma beleza infinita! "
(ouvir aqui)

Igreja da Misericórdia de Viseu
Se andam a ler o blog sabem que escrevo sobre a cidade do Porto (vivi lá quatro anos e fiquei rendida à cidade e foi por causa das francesinhas que voltei a escrever no blog outra vez) com a rubrica Porto Lover que podem ler aqui, mas nasci em Biseu :b 

Se ainda não conhecem esta bela cidade, terra do vinho do Dão hoje trago-vos 10 razões para a visitar! Porque não aproveitar as férias da Páscoa para isso? Fica a ideia..

Já lá vamos às razões...não estão curiosos para saber como nasceu a cidade?

Segundo a lenda da cidade, em pleno processo de Reconquista, um membro de um grupo de guerreiros aqui chegado pelo lado oriental, onde se intersectam os rios Pavia e Dão, perguntou: "Que viso (vejo) eu?" Desta pergunta, nasceria o nome da cidade.




1- melhor cidade para viver 
Viseu tem sido reconhecida nos últimos anos como a melhor cidade para viver com melhor índice de satisfação de qualidade de vida do país!



2- vinho do Dão



Rodeada de serras que a protegem dos ventos, a região vinícola do Dão, merece sem dúvida uma visita! Foi estabelecida em 1908 e foi a primeira região demarcada de vinhos não licorosos do país! 

Os tintos do Dão são cintilantes de cor rubi, encorpados, de aroma e sabor delicados.

Já dizia Saramago, “Tudo nestas paragens são grandezas” mas só quem realmente experiencia o Dão o poderá afirmar.


3- Queijo Serra da Estrela 
Não é por acaso que o queijo Serra da Estrela é uma das 7 maravilhas da Gastronomia portuguesa! É um dos queijos mais apreciados em Portugal devido ao seu paladar suave e requintado. É produzido a partir do leite da ovelha Bordaleira da Serra da Estrela, que lhe confere um sabor único!

Quintas de Seia 
4- Feira de São Mateus
A feira de São Mateus é a mais antiga feira franca da Península Ibérica e conta com mais de 600 anos de história! Aqui vão encontrar exposições, artesanato, concertos, gastronomia e muita tradição! Feirar é em Viseu! 
Feira de São Mateus 2015 
Feira de São Mateus 2014 
Feira de São Mateus 2014 
5 - Bar de Gelo 

Este bar é único no país e nele tudo é feito de gelo, incluindo os bancos, as paredes e os copos! Para entrar no bar terá de usar vestuário térmico. 


Informações: Palácio do Gelo Shopping, Piso 1, Loja 106, Viseu

6- Parque do Fontelo 

Situado no centro da cidade este parque é ideal para a prática de actividades físicas, passear em família ou simplesmente ir ver os pavões que por lá vagueiam. 













7- Ecopista do Dão:49 km no meio da natureza 

A Linha do Dão, antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu, desactivada em 1988, foi transformada em 2011 na lindíssima Ecopista do Dão. Com 49 km é a Ecopista mais comprida de Portugal e talvez também a mais bonita.



Quinda da Abelenda

Filipa Figueira

1 comentário:

  1. Olá Filipa,

    Em relação ao seu comentário no meu blog quero-lhe agradecer a sua visita e dizer-lhe que na visita ao palácio dos Marqueses de Fronteira pude admirar ambas as salas na visita, apesar da interdição das fotos. Beijinhos (e espero ter ajudado).

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderEliminar

Apontamento(s)