Porto lover #11 - O charme do Majestic Café

Localizado na movimentada Rua de Santa Catarina o imponente Majestic não passa despercebido a quem lá passa. Desde a sua fachada, rica em detalhes, ao seu interior com uma atmosfera que nos leva ao tempo da Belle Époque, este café é considerado um dos mais bonitos do Mundo pelo portal UCityGuides e são muitos os curiosos turistas que todos os dias passam por lá. 




Entrar para saborear um cimbalino (expressão portuense para um café expresso porque é tirado da máquina "La Cimbali" importada de Itália) vai ser como recuar ao Porto dos anos vinte, das tertúlias literárias e da emancipação feminina!

O fim da 1.ª Guerra Mundial trouxe uma alegria e excitação à vida das pessoas e estas procuravam novas experiências como sair para frequentar bares, cafés e cabarés. Ir tomar um café era algo feito com pompa e circunstância que exigia o uso de vestidos leves e elegantes e grandes fios de pérolas. 

Inicialmente Elite foi o nome dado ao café quando abriu e devido ao seu nome começou por ser associado aos movimentos monárquicos. Mais tarde a gerência decidiu terminar com esta ideia e inspirado na cultura parisiense foi-lhe atribuído o nome Majestic

Também eu estava curiosa para o visitar e tantas vezes que passei na Rua de Santa Catarina, a maioria delas, apressadamente pois tinha sempre um autocarro para apanhar na Batalha e pensei "Um dia tenho que entrar no Majestic!". Não podia ter ido lá com a melhor companhia - as amigas da faculdade! E que divertido foi! A mim só me apetecia absorver o espaço olhando atentamente para todos os pormenores e tirando algumas fotografias. 

O escritor Francisco José Viegas deixou uma mensagem no livro de honra que resume a sua essência: “A sua história (e a das vozes que já aqui se ouviram...) é também a da cidade – por isso é que há lugares como este, que se podem amar, respeitar, recordar para sempre.”






O Majestic na Belle Époque 


Rua Santa Catarina, 112
4000-442 PORTO

Filipa Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento(s)