Prepare yourself for the energy and awe of the haka

Não podia ter escolhido melhor nome para este espaço: Apontamentos de circunstância pois ora escrevo sobre a diva dos pés descalços, Cesária Verde, o museu da Farmácia do Porto ou até sobre as propriedades de Inverno de Thomas Edison e Henry Ford, entre outros apontamentos. 

Hoje decidi escrever sobre a dança Kapa Haka que certamente já devem ter visto os All Black, a equipa de rugby da Nova Zelândia, a executar antes de um jogo. 



Esta dança remonta ao povo Mãori (o povo indígena da Nova Zelândia que aqui chegou há 1200 anos partindo da Polinésia) que a executava para intimidar o adversário antes das batalhas. Demonstra a força, o orgulho, a ferocidade e união de uma tribo. Para tal, formam uma linha - Kapa e dançam Haka com energia e bravura através de gestos sincronizados. O melhor mesmo é ver o vídeo dos All Black que está mais à frente. 








Reparem na ferocidade da dança que Intimida qualquer um! O facto de os jogadores o fazerem como equipa deve-lhes transmitir ainda mais energia!  

Às vezes  o conseguir ou não alcançar um objetivo reside mesmo em nós e na nossa força! E nos dias menos bons em que precisamos de uma motivação extra deixo-vos a dica: Kapa Haka (ehehhehe :b) Eu acho mesmo que "mentality is everything"! 

Uma dança, uma música podem tornar-nos mais fortes!


Filipa Figueira

1 comentário:

Apontamento(s)