Porto lover #12- Prometeu: a magia do Porto em ponto pequeno

Cheguei ao Porto num dia de chuva e frio e foi ao atravessar a rua Alexandre Herculano que me deparei com a magia do Porto em ponto pequeno...



De guarda chuva aberto avisto do outro lado da rua a loja de artesanato Prometeu! Alto e pára o baile! Prometeu? Quem é esse? Exatamente o que eu pensei! Ora como já sabem o slogan do blog: Travel, Learn and Have Fun está na altura da lição de história do dia :p 

Prometeu foi um herói da mitologia grega, que roubou o fogo do céu para o oferecer aos homens. O deus Zeus, como castigo, acorrentou-o a uma rocha, onde uma águia de dia lhe devorava o fígado que, de noite voltava a crescer. 

Agora paira a pergunta no ar: porque é que a loja se chama Prometeu artesanato? 
O nome surgiu quando o proprietário leu um ensaio de Almada Negreiros sobre Prometeu e que gostou muito. Prometeu disse que a capacidade do mundo evoluir está nas nossa mãos e não nas mãos dos deuses. Também o artesanato é assim: do nada criar alguma coisa! 

Aqui podemos encontrar a magia do Porto em ponto pequeno através de muita cor e tradição e o difícil vai ser mesmo escolher que pedacinho do Porto trazer connosco. 

A minha parte preferida da loja foi mesmo os barcos rabelos e a ponte D. Luís em miniatura que me fizeram lembrar a corrida de barcos rabelos que acontece no Douro (mais fotos em baixo). 






A minha parte preferida da loja!  








 Achei este livro super engraçado! 





Filipa Figueira

1 comentário:

  1. Já fui muitas vezes ao Porto e nunca me deparei com essa loja...
    Tanta riqueza aí, realmente temos um país riquíssimo em pessoas que fazem coisas maravilhosas, já para não falar da nossa natureza.
    Beijinho :*

    ResponderEliminar

Apontamento(s)