A maior renda de bilros do Mundo é de Vila do Conde

Sabiam que a maior renda de Bilros do Mundo tem 53,262 metros quadrados e foi feita com 8 quilos de fio de algodãoExibe um total de 437 quadrados de 30x30 centímetros, todos com cores e formas diferentes, feitos por 150 rendilheiras de todas as idades e podem vê-la no Museu da Renda de Bilros em Vila do Conde. 

Venham daí aprender mais sobre este artesanato! :b 
maior renda de bilros do Mundo na nau quinhentista, Vila do Conde
Origem
A sua origem é controversa, contudo diz-se que a técnica da manufatura das rendas de bilros poderá ter sido trazida do Norte da Europa por marinheiros e comerciantes que mantinham importantes relações comerciais com a Flandres (região Norte da Bélgica). 

Vila do Conde é, atualmente, o centro produtor de rendas de bilros mais importante do país, quer pela qualidade dos trabalhos, quer pelo número de pessoas que envolve. Hoje, novos caminhos se abrem. Preservando o passado, utilizam-se novos materiais, buscam-se novas aplicações nas decorações para as casas e para a moda e estabelecem-se contactos com centros produtores de rendas de bilros espalhados pela Europa. Assim se garante o futuro da secular arte de dedilhar os bilros.






Execução da renda 


É realizada sobre uma almofada dura, com a forma de um cilindro oco, feita de palha de centeio e forrada com tecido, as bandas.  Em Vila do Conde geralmente mede 45 a 60 centímetros e é colocada num cavalete de madeira. 


Na almofada, é colocado um cartão perfurado, designado pique onde se encontra o desenho da renda, feito com pequenos furos.

Nos furos da zona do desenho que está a ser realizada, a rendilheira espeta alfinetes, que desloca à medida que o trabalho progride.

Os fios são manejados por meio de pequenas peças de madeira torneada, os bilros. 

Os Bilros são manejados aos pares pela rendilheira (Portugal) que imprime um movimento rotativo e alternado a cada um, orientando-se pelos alfinetes.

O número de Bilros utilizado varia conforme a complexidade do desenho.













Exposição Magia dos Bilros 


Foi inaugurada no Museu das Rendas de Bilros a Exposição “Magia dos Bilros”, da autoria de Celeste Ferreira, onde pode ser apreciada a aplicação de renda de bilros em peças de vestuário e acessórios de uma forma criativa, inovadora e contemporânea.



Celeste Ferreira é portuense de nascimento mas vilacondense por paixão. Vive em Vila do Conde desde 2000 e logo sentiu o desejo de aprender a fazer renda de bilros, tendo ingressado na Escola de Rendas.

A renda de bilros “tinha vindo para ficar” na sua vida. Hoje em dia, dedica-se a tempo inteiro a esta arte, aprendendo, trabalhando e criando a partir dela.

A exposição “Magia dos Bilros” “é o caminho que nasceu na vontade de saber e fazer, é o sonho de criar e o culminar deste processo de aprendizagem”.

Esta mostra poderá ser visitada até 31 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 18h.

Aconselho a visita! As peças são lindas! 




Não sei fazer renda mas fiquei com vontade de aprender esta :p

Filipa Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento(s)