Belgrade diaries - Bajrakli Mosque

Belgrado tem muitas igrejas ortodoxas lindíssimas tais como o templo e a Igreja de Saint Sava que podem ver aqui e a Igreja de St. Mark's que podem ver aqui

Porém, entre guias e mapas turísticos, sites e blogs sobre a Sérvia e Belgrado descobri a mesquita Bajrakli - a única presente na cidade e por sinal bastante antiga. 

Nunca tinha entrado numa mesquita portanto não demorei muito tempo até ir ver esta. 



Um pouco de história


Belgrado esteve sobre o domínio do império otomano desde a primeira metade do século 16 até à segunda metade do século 19. Durante este período a cidade tornou-se um importante centro cultural, juntamente com outras cidades dos Balcãs tais como Sarajevo e Skopje com cerca de 160 mesquitas. Contudo, o império Austríaco foi responsável por destruí-las durante o século 19

A mesquita foi construída em 1575 e inicialmente designava-se Cohadzi, todavia adquiriu o nome de Bajrakli pois antigamente possuía uma bandeira (em turco bajrak) no seu minarete (é a torre da mesquita e o local onde o almuadem anuncia as 5 chamadas diárias à oração). 


Ao entrar dentro da mesquita tive que me descalçar e usar uma capa longa, bem como cobrir o cabelo com o capuz da capa e pude observar inscrições de versos do Alcorão afixados na parede. 







Dentro da mesquita









>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog aqui. 

Segue-me no facebook aqui

Filipa Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento(s)