Diferenças entre o Porto e Lisboa #1 - O metro

Já me perguntaram se gosto mais do Porto ou de Lisboa e eu fico sem saber o que dizer. No Porto adoro aquele precioso sotaque (Bibó Porto carago!), os barcos rabelos a repousar no Douro e em Lisboa fico deliciada com os elétricos a serpentear pelas ruas e os azulejos presentes em muitos cantos da cidade. Não há como decidir se gosto mais da Invicta ou da Capital, é a mesma coisa que me perguntarem se gosto mais de sal ou açúcar (por acaso sou mais de doces, qual deles o pior). 

Portanto decidi começar esta nova rubrica, em que vou comparar algo entre as duas cidades e definir um vencedor. Decidi começar pelo metro

Vamos lá então dar pontuações ao metro de Lisboa e ao do Porto.

Metro do Porto e estação Olaias em Lisboa

Metro de Lisboa:
Mas que chinfrineira é esta que se ouve quando chega o metro? E quando se vai lá dentro que nem dá para estar a falar com ninguém? 


Todavia esta barulheira infernal é superada pelas várias estações cheias de pinta (algumas, não todas) como a do Cais do Sodré, com vários coelhos apressados que evocam a personagem de "Alice no País das Maravilhas" ou a estação Olaias que em Novembro passado fiz questão de ir ver e fotografar que foi considerada uma das mais bonitas da Europa! 

A isto acrescenta-se o cheirinho a pipocas que se encontra em algumas estações (a do Colombo por exemplo).

Entre os pontos negativos, na minha opinião encontram-se o facto de este metro só falar em português e por último não podia deixar de referir a coisa irritante que é ter de validar quando entramos e quando saímos (nunca sei onde enfio o raio do cartão, se nos bolsos do casaco, se na carteira ou na mochila).  

Metro do Porto:
Este metro senhores é bilingue (if you change the line validate your ticket again, digam lá que não têm esta frase na cabeça xD)  e silencioso (q.b.!). 

Não tem estações cheias de pinta e só temos de validar quando começamos a viagem (não se esqueçam ou apanham multa xD) ou mudamos de linha.

Para além disso de vez em quando lá estamos na Trindade e está alguém a tocar! 

E o vencedor é...

Metro do Porto 

Não percam o próximo combate porque nós também não! 


Filipa Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento(s)