Natureza e História na mata Nacional do Bussaco

Sugestão para um Domingo em família - natureza e história na mata Nacional do Bussaco. 


Duração do passeio: uma tarde 
Sugestão: fazer um picnic e almoçar dentro da mata do Bussaco 
Dica: Levar calçado confortável e máquina fotográfica 

Se lêem o blog sabem que eu sou de Viseu (e que tal virem até cá se não conhecem esta linda cidade considerada a melhor cidade para viver?) e sempre que posso aproveito os fins-de-semana e feriados para descobrir sítios novos no nosso lindo país. 

Em Julho decidimos aproveitar e ir até à Mealhada (distrito de Aveiro) visitar a Mata Nacional do Bussaco. Eu já tinha visto fotografias do Palácio Hotel do Bussaco e já tinha ouvido falar da mata mas nunca lá tinha ido. 

Fomos à descoberta sem saber bem o que nos esperava e fomos surpreendidos pela dimensão da mata. É possível levar o carro para lá para dentro dada a sua dimensão (custo de 5€) e foi isso mesmo que nós fizemos. 

Entrámos e procurámos um lugar para estacionar e começámos por explorar o Jardim e Vale dos Fetos, onde se encontram vários exemplares de fetos de porte arbóreo. Em família, continuámos a caminhar ao nosso ritmo, apreciando a Natureza e lagos que nos rodeavam, aproveitando sempre para por a conversa em dia. 

O destino seguinte foi o Palácio Hotel do Bussaco que nos surpreendeu pela sua beleza e características únicas. Desde já o seu estilo neomanuelino (do qual a estação de comboios do Rossio em Lisboa também é um exemplo) e decorações com azulejos alusivos à época dos Descobrimentos Portugueses. O mais surpreendente é que a Torre de Belém, o claustro do mosteiro dos Jerónimos e o mosteiro de Santa Cruz em Coimbra serviram de inspiração para a sua construção e um olhar atento consegue ver isso. 

Para além disso, outra curiosidade interessante é que um dos materiais usados na sua construção foi a pedra de Ançã - a qual eu já tinha visto previamente quando fui até Ançã, conhecer a piscina natural (se não conhecem poderão ver aqui). 

Infelizmente não é possível visitar o Palácio por dentro (a não ser que lá estejamos hospedados claro), no entanto eu acabei por ir lá dentro pedir uma informação e ainda consegui ver a entrada, a escadaria nobre e uma sala (lindíssimas!)

Ficam algumas fotos que tirei. Como neste dia estava nublado e davam um pouco de chuva acabei por deixar a máquina fotográfica em casa e como era um dia em família também não tirei muitas fotografias. 

Jardim e Vale dos fetos 







Palácio Hotel do Bussaco















Filipa Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento(s)