5 formas de ter um bom perfil no Linkedin

Guest Post: A Rita escreve no blog Erre Grande, um site fantástico que eu adoro e onde aprendo muito! Ela dá conselhos sobre carreira, desenvolvimento pessoal e empreendedorismo e os posts dela são muito bem escritos! Não é à toa que o seu curso é Jornalismo!

Imagem relacionada
O Linkedin é uma rede social que está em crescimento. Aqui ficam cinco dicas para ganhares mais presença e ajudares a tua carreira.


O Linkedin é considerada a rede social para trabalhadores. Em vez de se postar imagens de viagens ou da família, o Linkedin serve para partilhar ideias sobre trabalho e carreira. Existem várias personalidades influentes a partilharem as suas ideias de liderança, profissionais a divulgarem o seu trabalho e, claro, ofertas de emprego de empresas em todo o mundo que estão ao alcance de um clique.

O Linkedin pode ser o sítio onde podes arranjar o teu próximo emprego ou dar o passo profissional que precisas.

Se não sabes como começar, aqui ficam cinco dicas úteis que deves pensar:

  1. Tem um perfil campeão
Se queres aparecer no Linkedin e promover a tua marca pessoal, primeiro tens de ter um bom perfil. Deves seguir os passos simples que a própria rede aconselha: ter uma foto profissional, atualizar a tua breve biografia, escolher um título que resuma as tuas funções e incluir a experiência profissional relevante, especificando o que conseguiste atingir.

Depois de seguir estes passos, sempre que alguém te encontrar ou quiser entrar em contato contigo, vais ter um cartão de visita que é chamativo e profissional, o que cria confiança e simpatia do outro lado.

2. Partilha ideias e comenta as dos outros

Este é possivelmente o passo que mais pessoas se esquecem. Para ser visto no feed das pessoas, tens de falar alguma coisa! Possivelmente já viste pessoas a postar perguntas para obterem feedback de profissionais dentro e fora da sua rede. O intuito de partilhar e comentar é de mostrar os teus conhecimentos e ideias profissionais. Segue pessoas da tua área que postem conteúdo interessante e dá a tua opinião sobre temas confortáveis e ligados às tuas funções. Assim, o teu nome irá aparecer noutras redes e podes aumentar os teus contactos.

3. Promove as tuas skills

Já deves ter ouvido que o mercado de trabalho está à procura de pessoas com «skills»; ou que as chamadas «soft skills» são muito valorizadas pelos recrutadores. Assim, mais do que olharem para as tuas funções, podem também olhar qual é o teu grau de especialista em determinadas funções. Vê no teu perfil se as skills que te recomendam são aquelas que desejas ou que estão adequadas à tua carreira. Se não, insere as skills que mais valorizas e promove essa parte de ti.

4. Faz recomendações (e não tenhas medo)
As recomendações devem ser a «zona» do perfil que menos conteúdo tem - e é das mais relevantes. Imagina o que é teres o teu CV e no final alguém a dar um testemunho do quão bom foi trabalhar contigo e quais as melhores qualidades que tens. As recomendações na rede social não têm limite e podem dar um brilho ao teu perfil. No entanto, para receberes recomendações tens de pedir alguém para escrever sobre de ti - mas não tenhas medo! Pede a um ex-colega com quem te dês bem para te dar uma recomendação e retribui o favor. Assim, ajudam-se mutuamente e podes até receber bons testemunhos de chefias.

5. Procura vagas, mesmo que não estejas à procura

Esta é a última dica para teres um perfil de Linkedin mais valorizado. De facto, procurares várias vagas não vai fazer com que o teu perfil apareça mais vezes. Contudo, ajuda-te a perceber o que é que o mercado está a pedir e de que forma te podes enquadrar nele. Conheces assim mais empresas, identificas as empresas que estão a recrutar pessoas como tu, quais as skills que são pedidas a profissionais da tua área.

Quando se fala de carreira, há que haver um trabalho da tua parte para te valorizares e mostrares o teu bom trabalho. O Linkedin é uma boa ferramenta se o usares bem. Segue estas dicas e podes dar o salto de carreira que tanto queres!

Filipa Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento(s)