6 weeks that changed my life: Global School of Entrepreneurship - AIESEC Serbia (part I)

6 weeks that changed my life

It started with a simple hello and ended with a complicated goodbye

Global School of Entrepreneurship – AIESEC Serbia

“Ladies and gentlemen fasten your seatbelts” – Sérvia aqui vou euuuu!! :D
Sentada no avião só acreditei que isto estava mesmo a acontecer quando o avião descolou. Adoro esta sensação do avião a descolar: tem um cheiro a aventura e uma sensação de entusiasmo. Faz-me querer apanhar um avião para um sítio diferente todos os dias!
Chegada a Belgrado, lembro-me bem do que senti na viagem de carro para o apartamento que ia ser a minha casa durante as próximas 6 semanas. Vi Belgrado pela primeira vez numa noite quente de Junho e na viagem de carro, meia a dormir, meia a falar com a minha EP manager e a sua amiga, meia a contemplar a cidade eu só pensava “ok estou mesmo aqui. Isto está acontecer. Aconteça o que acontecer só vou sair daqui a 6 semanas.”. “Vai tudo correr bem” – pensei para comigo mesma. E assim foi. 

Esta é a história de 6 semanas incríveis que mudaram a minha vida! Espero que gostem tanto de lê-la como eu gostei de a escrever! =)



Como tudo começou…

“Sérvia???” Onde é que isso fica? Vais para a Sérvia 6 semanas? Sozinha?? Mas isso não é perigoso?

Estas foram algumas das perguntas que ouvi antes de ir para a Sérvia.
Tudo começou com a minha vontade de ter uma experiência de voluntariado internacional. Tendo conhecimento do bom funcionamento da AIESEC e de excelentes testemunhos de pessoas que já o tinham feito decidi eu própria por as mãos na massa e fazer o mesmo. Era um objectivo meu para 2016 e foi cumprido!
A ideia inicial era ir para o Sudeste Asiático ensinar inglês, cheguei mesmo a dizer aos meus pais: “Mãe, Pai, este ano vou 6 semanas para o Camboja ensinar inglês! E ai de vocês que não me deixei ir!”. Os meus pais, já sabem a filha aventureira que têm, por isso nem se admiraram quando eu disse aquilo. Porém a sua resposta foi logo um não peremptório! “Mas vais sozinha para o Camboja estás maluca… é não e acabou-se!”
Com um orçamento limitado também acabei por colocar esta ideia de parte, visto que os voos para o Sudeste Asiático não são baratos apesar de o estilo de vida lá o ser.
A minha irmã, ciente de que eu estava determinada a fazer este estágio de voluntariado e tendo ela estado na AIESEC sugeriu-me procurar estágios numa área pela qual ela sabe que eu me interesso muito: o empowerment e empreendedorismo feminino. Rapidamente fui procurar estágios nesta área e encontrei em África uns bastante interessantes e na Europa também. Se os meus pais torciam o nariz com o Sudeste Asiático, também não ficaram contentes quando disse que tinha encontrado estágios porreiros no continente africano.
A procura acabou por se resumir à Europa, à qual me candidatei a 3 projectos de empreendedorismo na Estónia, Bulgária e Sérvia. Fui entrevistada para ir para a Sérvia e fui aceite. 

O que é a AIESEC:

A AIESEC é a maior organização mundial gerida por estudantes presente em mais de 126 países e territórios que transforma jovens em líderes responsáveis através de programas de liderança e experiências de estágios de voluntariado e profissionais.
Resultado de imagem para aiesec wallpaper

O que é o Global Citizen e o Global Talent:

O Global Citizen é o programa de estágios de voluntariado que a AIESEC proporciona e que tem a duração de 6 a 8 semanas. O estágio pode ser em diversas áreas desde a educação, Saúde e empreendedorismo social e pode ser feito em vários países. Tudo depende de ti e do impacto que queres causar!



O programa Global Talent diz respeito aos estágios profissionais internacionais remunerados de 6 a 18 meses com o objectivo de desenvolver soft-skills num ambiente de trabalho diferente.
O meu estágio:
Tipo: Global Talent
Nome: Global School of Entrepreneurship – AIESEC Sérvia
Objectivo: Fomentar o espirito empreendedor nos estudantes sérvios e dar-lhes ferramentas para poderem criar o seu próprio negócio
Porquê fazer um estágio com a AISEC: garantia que estão a causar impacto no Mundo, acompanhamento do princípio ao fim (dá segurança aos pais e a nós mesmos)
Antes de ir:
1.    Recolha de experiências: Quando decidi que queria embarcar nesta aventura a primeira coisa que fiz foi recolher testemunhos de jovens que também o tinham feito, nomeadamente o que fizeram no país para onde foram, quanto dinheiro gastaram, como correram as coisas…Falei com pessoas que tinham ido para o Sudeste Asiático! A maneira como falavam e o seu entusiasmo motivou-me ainda mais para fazer isto!

2.    Atribuição de EP Manager: Assim que decidi fazer o estágio foi-me atribuído um EP manager (Exchange participant) que me explicou como iria decorrer o processo do estágio desde a minha escolha até à partida e chegada. O EP Manager fala connosco: 

- No início do processo de modo a conhecer-nos melhor e saber o tipo de estágio que pretendemos bem como a sua duração. 
- No meio do processo para saber como está a procura do estágio e se é necessário fornecer alguma informação como por exemplo os vistos para ir para determinado país. 


- Antes de ir para nos fornecer os contactos da AISEC tanto do escritório português como do escritório para onde vamos. 
-Durante o estágio para saber como o mesmo está a correr e se é necessário alguma  coisa. 
- No fim do estágio de modo a receber feedback e saber como tudo correu.


3.    Como encontrei o estágio: Quando decidimos fazer um estágio pela AIESEC temos que fazer um perfil no portal deles – o AIESEC opportunities portal e falar um pouco de nós e anexar um CV criativo!  Neste portal temos acesso a todos os estágios profissionais e de voluntariado! É muito fácil usar o portal e facilmente nos dá uma seleção dos estágios que pretendemos. Dando o meu exemplo: na parte geográfica coloquei Europa e na parte do tema: empreendedorismo. Encontrado o estágio pretendido também temos acesso às características que é necessário ter para fazer o estágio como por exemplo domínio de determinadas línguas e certos conhecimentos que se adquiriram num primeiro ciclo. Também ficamos a saber a duração do estágio e os seus objectivos. Podemo-nos logo candidatar e a AIESEC entra em contacto connosco para marcar uma entrevista.

4.    A Entrevista: Assim que me candidatei ao estágio, a AIESEC dos três países para onde me candidatei entrou em contacto comigo para marcar entrevistas. A entrevista serve para nos conhecerem melhor e verem se temos as características que eles pretendem.

5.    Contrato, fee, Voos e Seguros: No próprio dia em decorreu a minha entrevista soube que fui aceite e dei pulos de alegria em casa (uuuuuwooooowwww). Fui logo contar a toda a gente (ah ah ah true story) e contactaram-me do escritório do porto a dizer que tinha de ir lá assinar o contrato e pagar a fee (140 euros). Comprei também os voos e fiz um seguro de saúde.

6.    Aprender Sérvio e pesquisar sobre a Sérvia: Pois é antes de ir dediquei-me a aprender sérvio (sabiam que o sérvio tem 2 alfabetos? O cirílico e o latim.) com vídeos do youtube para saber pronunciar e com páginas da net. Foi muito divertido! E é sempre bom saber o básico! Pensam logo que sabemos falar a língua ( ah ah ah). Depois andei a pesquisar sobre a Sérvia que é um país lindo, com boa comida e com muito para ver. Gostei muito de conhecer as igrejas ortodoxas e Novi Sad. Também vi o que podia fazer lá e vi portugueses pelo mundo em Belgrado (inclusive quando estive em Belgrado conheci o Paulo que aparece neste episódio).



7.    Arrumar a mala com o verdadeiro espírito português: chouriças: 2, cachecol de Portugal: 1, garrafas de vinho do Porto: 1 (para a próxima levo 2 xp)

8.    Ready? Set, go! Mente aberta? Sim. Boa disposição: Sim! Pronta para a aventura da tua vida: Nem se pergunta – claro que sim!


Durante o estágio:

1.    Conhecer a EP Manager da Sérvia: Chegada a Belgrado conheci a EP Manager que me foi atribuída e que me ajudou a instalar e a conhecer a cidade e me deu várias informações e contactos úteis.

2.    Definir objectivos e expectativas: logo nos primeiros dias somos convidados a escrever os nossos objectivos e expectativas que temos para o estágio. Posso partilhar com vocês os meus: aprender sobre a Sérvia e a sua cultura e ao mesmo tempo ensinar coisas sobre Portugal, melhorar as apresentações em público, espírito de liderança e trabalho em equipa. Conhecer gente de todo o Mundo e a Sérvia.

3.    Aprender ao máximo: Ao embarcar nesta aventura mergulhei completamente no tema do estágio bem como em aprender a cultura Sérvia ao máximo e as outras culturas que me rodeavam (vivi com 3 rapazes da Tunísia, 2 raparigas da Turquia, um rapaz de Hong Kong/Canadá, um rapaz da Nigéria/Holanda e uma rapariga italiana).

4.    Partilha o que sabes: O estágio é uma experiência riquíssima porque somos todos de culturas e backgrounds diferentes! Durante a minha experiência tentei partilhar os meus conhecimentos de empreendedorismo e não só (partipei no Startup pirates onde desenvolvi uma ideia de negócio).

Filipa Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento(s)